Powered By Blogger

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Massoterapia: opção para o bem estar


Hoje em dia vivemos num mundo onde às vezes esquecemos de nós. No trabalho, as exigências são cada vez maiores. Nas escolas temos que saber mais e mais para nos preparar para o futuro (dizem nossos mestres). A correria é tanta, neste início de terceiro milênio, que esquecemos do nosso bem maior: nossa saúde.
Estar de bem conosco é condição mínima para que possamos desempenhar bem nossas atividades. Muitos, para conseguir equilibrar suas despesas, dividem-se em dois literalmente - possuem dois trabalhos. Outros, mesmo com um, o levam para casa para poder cumprir suas obrigações. O resultado, desta correria frenética, chega de mansinho: o estresse. Uns dizem que ele é maléfico, outros, pelo contrário, que é benéfico, nos indicando que algo não está correndo bem, servindo desta forma como alerta.
A procura para amenizar as dores do corpo e da mente, provenientes do estresse causado pelo ritmo incessante de vida, passa por diversos sítios. Dentre vários, surge um profissional que começa a se despontar no mercado de trabalho: o Massoterapeuta. E como ontem, 25 de maio, comemorou-se o seu dia, achei conveniente fazer alusão à esta profissão, mesmo porque vários profissionais já foram aqui saudados, dentre eles, os Administradores, os Dentistas, os Médicos e como não poderia deixar de ser, os Professores.
Mas quem são os Massoterapeutas? Quais suas possíveis áreas de atuação?
Muitos ainda o confundem com o “velho e conhecido” Massagista. Hoje em dia, existe uma distinção. O termo Massoterapia é diferenciado da Massagem porque o segundo começou a ter um cunho erótico, com as famosas casas de massagem, ao passo que o primeiro caminha no viés profissional terapêutico. Existem dados desde 2500 a.C., na China, onde a prática da profissão já era desenvolvida. O termo “masso” vem do grego e significa “amassar”. E não é para menos: quem de nós, ao sofrer alguma queda, batida, ao sentir alguma dor, não leva a mão e “amassa” o local de forma instintiva? Aquela dorzinha nas costas que não nos deixa em paz, ou o famoso nervo ciático, ou o pé inchado das gestantes e tantos outros problemas, podem ser aliviados através de um simples toque. Obviamente que tudo deve partir da autorização e orientação de um médico especialista.
Os Massoterapeutas têm o dom de tirar nossas dores com as mãos. Suas técnicas deveriam ser aplicadas uma vez por semana, ou pelo menos a cada 15 dias. Aliás, muitas empresas já a adotam, diminuindo o nível de estresse do dia, desonerando seus cofres, garantindo desta forma o bem estar dos seus colaboradores.
A profissão está tomando mais importância na sociedade, tanto que o ex-governador, Luiz Henrique da Silveira, sancionou a Lei 14.074, em julho de 2007, reconhecendo o dia no calendário oficial do Estado.
Os locais de trabalho são tantos que vamos nos ater somente a alguns: clínicas de estética, hospitais, terapias alternativas, centros esportivos, instituições de reabilitação. A função deste profissional nos hospitais contribui, por exemplo, após um ato cirúrgico, com a drenagem linfática. Como terapia alternativa existem várias formas, especialmente as orientais que estão chamando atenção da população, por sua aplicação milenar e eficácia. Enfim, o campo é bem diversificado, margeando desde a reabilitação até o bem estar da população.
A partir de agora e quando o estresse der sinal, pense bem antes de se automedicar. A solução pode estar a alguns toques. Massoterapeutas, parabéns pelo seu dia. Nosso Estado oficialmente os saúdam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário